VELITROP – Vulnérabilité des écosystèmes littoraux tropicaux face à l’eutrophisation (Vulnerabilidade dos ecossistemas costeiros tropicais à eutrofização).
Descrição: O ambiente costeiro é constituído por ecossistemas de grande interesse científico, ecológico e econômico, sob pressão crescente de várias forçantes ligadas ao clima ou ao uso do solo. Em países tropicais, aglomerações muito grandes continuam a se estender ao longo da costa, enquanto as taxas de tratamento de águas residuais permanecem geralmente muito baixas. Essas liberações maciças de matéria orgânica e nutrientes impactam a biodiversidade, causam mudanças drásticas no funcionamento biogeoquímico e ecológico dos ambientes aquáticos e alteram os serviços ecossistêmicos para essas sociedades em desenvolvimento. A percepção das questões ligadas à preservação dos oceanos e dos recursos marinhos é mais fragmentada nas sociedades do sul, com as populações urbanas menos conscientes da natureza exata dos problemas e as autoridades locais e federais tendo que lidar com outras emergências políticas. , econômico e social. Ao mesmo tempo em que continua alertando sobre a preservação dos ecossistemas e a necessidade de investimentos na purificação da água, a pesquisa acadêmica também deve se adequar tematicamente à realidade da eutrofização, como forçante predominante sobre os ecossistemas do espaço e tempo. Descrever e compreender os fenômenos atuais dentro dos ecossistemas permite prever sua evolução em diferentes escalas espaciais e temporais e hierarquizar ações prioritárias no futuro, com o objetivo de otimizar sua eficácia diante dos limitados recursos disponíveis. Sensibilizar as populações, em particular as gerações mais jovens, para os desafios de uma poluição que continua a ser ?invisível? para muitos, é também estratégica para o futuro destas sociedades, que muito beneficiariam em se voltar mais para o mar. O objetivo do Laboratório Associado Internacional VELITROP é estruturar a pesquisa franco-brasileira em ecologia marinha e biogeoquímica em torno da questão da eutrofização de ecossistemas costeiros tropicais. Devido à extensão das perturbações e às especificidades climáticas e geomorfológicas de seu litoral, abordagens conceituais e metodológicas específicas para o ambiente tropical são necessárias. O projeto baseia-se na complementaridade de competências entre as equipes proponentes brasileira e francesa, das quais vários integrantes trabalham em estreita colaboração há dez anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cátia Fernandes Barbosa – Integrante / Bastiaan Adriaan Knoppers – Integrante / Luiz Carlos Cotovicz Junior – Integrante / Gwenael Yves Abril – Coordenador / Claire Lazareth – Integrante / Edouard Metzger – Integrante / Cédric Hubas – Integrante.
Financiador(es): Centre National de la Recherche Scientifique – Auxílio financeiro.